Pesquisar neste blog

Qianfulun de Wangfu

Wang Fu (? - 150 d.C.) foi um dos pensadores mais importantes do período Han posterior, por sua postura crítica ao governo, a política e aos costumes. Desapontado com a sociedade, escreveu um tratado intitulado Qianfulun, ou Comentários de um Ermitão, no qual lança um olhar sobre as instituições da época, conclamando os seres a um exame de consciências e a uma modificação de posturas perante a vida.


Alguns dizem: "Com as pessoas, os velhos amigos são os melhores; Com as coisas, as novas são as melhores ". Em outras palavras, os irmãos podem se afastar à medida que o tempo passa, mas é normal que os amigos se aproximem com a passagem do tempo.

Hoje em dia, não é assim. As pessoas muitas vezes parecem perder aquelas que quase não sabem, mas esquecem amigos íntimos. Eles se afastam de velhos amigos enquanto buscam novos. Às vezes, após vários anos, as amizades tornam-se mais fracas e mais fracas, e amizades de longa data quebram. As pessoas não apenas descartam a instrução dos sábios antigos para o tesouro de velhos amigos, mas também quebram juramentos de fidelidade duradoura.

Quais são os motivos dessa mudança de atitude em relação à amizade? Uma análise cuidadosa deixa claro. Existem tendências comuns e formas normais de agir no mundo. As pessoas competem para lisonjear e se aproximar daqueles que são ricos e proeminentes; Esta é uma tendência comum. As pessoas também são rápidas em desprezar aqueles que são pobres e humildes. Esta é uma maneira normal de proceder. Se uma pessoa faz amigos com os ricos e proeminentes, ele ganhará os benefícios de recomendações influentes para o avanço nos cargos, e as vantagens de presentes generosos e outros emolumentos. Mas se ele faz amizade com os pobres e humildes, ele perderá dinheiro, seja dando-lhes esmolas ou empréstimos não pagos.

Um oficial poderoso pode ser tão maligno quanto o tirano Jie e o bandido Dao Zhi, mas, se ele se desloca em uma magnífica carruagem para convocar os estudiosos, eles o terão como uma grande honra e se reunirão com seu serviço. Como uma pessoa pode evitar ser atraída para aqueles que podem lhe render benefícios tangíveis? Um estudioso pode ter os talentos combinados de Yan Hui e Bao Shangyan, mas, se ele usa roupas ruins quando faz visitas, os outros se sentirão insultados, e os recusarão terrivelmente com a perspectiva de chamá-los novamente. Como uma pessoa pode evitar aqueles que o levarão à desvantagem? Portanto, aqueles que são ricos e prósperos acham fácil se dar bem na sociedade, enquanto aqueles que são pobres e humildes têm dificuldade em garantir um lugar no mundo.

Os pobres, se usam roupas finas, são considerados extravagantes e ostentosos, mas se eles usam roupas grosseiras, eles são levados a ter dificuldades e dificuldades. Se eles andam lentamente, as pessoas dizem que são fracas de fome, mas, se andam rápido, são acusados de tentar fugir de dívidas. Se os pobres não visitam os outros, eles são considerados arrogantes, mas se eles se aproximam muitas vezes, eles são suspeitos de tentar fazer refeições sem vergonha. Se eles vierem com as mãos vazias, eles são tidos por amigos insinceros, mas se eles trazem um presente, eles são considerados interesseiros. Se eles são confiantes e seguros de si mesmos, eles são considerados estúpidos. Todos esses são os problemas do estudioso desempregado, pobres e sem classificação.

O pobre erudito, em uma posição humilde, tem muito a suportar. Em casa, ele tem que aguentar as queixas de sua esposa. Do lado de fora, ele deve suportar as observações superficiais e maledicentes dos estudiosos. Nos banquetes, seus presentes são pequenos e considerados inadequados. Suas próprias festas são simples e não estão de acordo com os padrões dos outros. Ele não é rico o suficiente para ajudar os amigos que precisam, e seu poder é muito escasso para salvá-los. Uma amizade pode ter sido longa e cordial, mas como o pobre erudito não consegue salvar seu amigo que precisa, a relação enfraquece. Uma vez que isso ocorre, o erudito humilde se torna cada vez mais consciente de seu próprio status baixo, enquanto os outros se ocupam de cultivar relacionamentos com pessoas mais úteis e esquecem seu velho amigo.

Uma vez que a amizade se baseia em vantagem mútua, quando surge a desvantagem, a amizade se rompe. Um juramento de amizade não tem sentido e, eventualmente, será descartado. Aqueles que se comunicam muitas vezes se tornam amigos íntimos porque veem vantagem para si mesmos no relacionamento. Um cortesão irá agir da seguinte forma. Se uma pessoa pode ser útil, ele se aproximará dele. Estando perto dele, ele gradualmente desenvolverá um sentimento de amor por ele. Porque ele acha que o amigo está certo, ele o considerará capaz, e assim ele virará seu coração para ele e o louvará feliz. Um cortesão manterá sua distância daqueles que ele considera incapaz de lhe render benefícios. Porque eles estão distantes, depois de um tempo ele começa a sentir ódio por eles. Porque ele os odeia, ele sempre os considera errados e, assim, sente desgosto por eles. Uma vez que ele sente desgosto por eles, seu coração naturalmente se afasta de eles e ele os calunia. Portanto, mesmo que a amizade com um homem rico e proeminente seja nova, cada dia se aproximará cada vez mais; E, embora a amizade com um homem pobre e humilde seja de longa data, tenderá a se tornar mais fraca e distante. Estas são as razões pelas quais um estudioso pobre não pode competir com funcionários para serem seus amigos.